O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp) reforçou nesta segunda-feira (2) que os telefones 190, da Brigada Militar, e o 193, dos Bombeiros, estão inoperantes no município. O tridígito 153 segue disponível durante as 24 horas do dia e serve como canal para solicitar ajuda em caso de acidentes e emergências.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
— Em razão do 193 e do 190 estarem inoperantes, por motivo de força maior, foi disponibilizado o 153 aqui do município. Toda e qualquer emergência pode ser comunicada pelo número do 153, que repassamos para a Brigada Militar e/ou para os Bombeiros, conforme cada caso. A gente pede que a população tenha paciência. Caso não consiga contato, também é possível tentar os números alternativos de cada corporação — explica o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes.
O problema na telefonia foi causado por um rompimento de fibra óptica ainda na sexta-feira (29), e que é considerado um problema “massivo” – termo do ramo das telecomunicações que caracteriza uma falha de grande porte, que afeta a conectividade de uma determinada região.
Até o momento não há previsão para o sinal ser restabelecido. A Oi, operadora responsável pelas linhas telefônicas dos serviços de emergência em Santa Maria, foi acionada e está atualmente trabalhando para restabelecer o sinal, o que pode levar dias.
O 191, da Polícia Rodoviária Federal; o 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o 197, da Polícia Civil, não foram afetados.
Em caso de emergência, ligue:
• Ciosp: 153
• Brigada Militar: (55) 3217-8198 (fixo) ou (55) 99939-0190 (somente WhatsApp)
• Bombeiros: (55) 9 8454 5968 (Ligação e WhatsApp)
*Com informações da prefeitura de Santa Maria